O que é uma aceleradora de startups?, por Ivan Coelho Dias*
As aceleradoras vêm sendo um marco na revolução das startups e também para as empresas tradicionais virem a se adequar a esse novo modelo de negócio inovador.
Mas o que é e para que serve uma aceleradora de startups?
Aceleradora é uma organização que tem por objetivo auxiliar e apoiar startups (ou modelo de negócios inovadores) para o desenvolvimento de uma ideia inovadora, com agilidade e potencial crescimento escalável.
A aceleradora pode ser o marco divisor de uma startup. Isso porque, com o auxílio de técnicas de escalada, mentorias e “hands on” (mãos à obra), a startup passa por uma imersão que cria as condições necessárias para um crescimento exponencial.
A assessoria numa aceleradora passa por mentorias de empreendedorismo, inovação, tecnologia, negócios, jurídica. A sua natureza jurídica pode ser estabelecida como prestadora de serviços (mentoria) e investidora. Contudo, não nenhuma regulação legislativa sobre a aceleradora.
Há também a possibilidade de a aceleradora investir financeiramente em startups, funcionando assim como um misto de fundo de investimento e mentoria.
Portanto, a aceleradora tem um papel importante na formação e crescimento das startups e dos fundadores terem um caminho mais facilitado para atingir seus objetivos sociais e empresariais.
* Ivan Coelho Dias é advogado e sócio do escritório Dias e Cian Advogados, especialista em Direito para startups.